![]() |
![]() |
![]() |
Projeto Nº NORTE-02-0752-FEDER-020528 / NORTE-06-3560-FSE-020528
Apoio no âmbito do Sistema de Incentivos às Empresas – Internacionalização das PME
Designação do Projeto: ARTECANTER INTERNATIONAL
![]() |
![]() |
![]() |
Designação do Projeto: ARTECANTER INTERNATIONAL
Localização do projeto: Concelho Guimarães / Distrito Braga
Síntese do Projeto: Descrição e objetivos;
A empresa ARTECANTER-INDÚSTRIA CRIATIVA, LDA., foi criada em 2000, e dedica-se à indústria de transformação da pedra essencialmente direcionada para a cantaria, escultura, ornamentações, jazigos e restauros.
A sua atividade contempla ainda a compra, venda e transformação de rochas, incluindo granitos; fabrico de artigos em pedra e ornamentos; extração de granitos e rochas similares; demolições e terraplanagens; construção de edifícios e outros trabalhos de construção e engenharia civil, incluindo obras públicas; atividades de produção e apresentação artística, bem como a exploração de salas de espetáculos destinadas à realização de acontecimentos culturais e de entretenimento; atividades de criação artística e literária e atividades de artes e espetáculos; organização de eventos e espetáculos culturais e recreativos.
A empresa participou no desenvolvimento de alguns projetos de grande notoriedade.
A promotora conta com uma presença consolidada no mercado nacional e pretende apostar na sua atuação ao nível internacional, nomeadamente dirigir-se a empreiteiros, empresas comerciais e consumidores finais localizados em países europeus.
A entidade prevê desenvolver ações enquadradas nas seguintes tipologias da operação:
– Conhecimento de mercados externos;
– Presença na web;
– Desenvolvimento e promoção internacional de marcas;
– Prospeção e presença em mercados internacionais;
– Marketing Internacional;
– Novos métodos de organização.
Designação do Projeto: ARTECANTER RECYCLING INNOVATION
Localização do projeto: Concelho Guimarães / Distrito Braga
Síntese do Projeto: Descrição e objetivos;
A Artecanter é uma empresa que desenvolve a sua atividade na indústria de transformação da pedra essencialmente direcionada para a cantaria, ornamentações, jazigos e restauros, tendo também diversificado o seu leque de atuação passando por exemplo pela extração de rochas ornamentais, colocação e assentamento de cantarias.
A indústria da transformação de pedra natural, que inclui etapas como o corte e o acabamento, produzem grandes quantidades de resíduos. Habitualmente, esses resíduos são encaminhados para centrais de britagem. Os resíduos resultantes da transformação da pedra natural não são desperdiçados.
Atualmente, atendendo a fatores relacionados com o ambiente, a utilização de resíduos tem sido promovida nas mais diversas indústrias, inclusive na indústria da transformação de pedra natural, de forma a evitar desperdícios de matéria-prima e, assim, melhorar o desempenho das diversas indústrias no ponto de vista da sustentabilidade.
Assim, torna-se necessário desenvolver uma solução que permita a utilização dos resíduos de pedra provenientes da indústria da transformação, através da produção de pedras artificiais, com aplicação em materiais de construção e/ou de ornamentação.
Para concretizar a intenção de produzir painéis através da colagem de resíduos de pedra natural (pedras artificiais), entendeu-se ser necessário conduzir um programa de investigação e experimentação, com os seguintes objetivos:
-Reforço da Investigação, do Desenvolvimento Tecnológico e da Inovação.
-Desenvolvimento de painéis para diversos fins (e.g. tampos de mesas, divisórias ornamentais, lavatórios, etc.), tendo em vista a valorização dos resíduos resultantes da exploração de pedra, de forma a potenciar a comercialização de produtos resultantes de matérias recicladas.
-Produzir resultados passíveis de utilização no âmbito da valorização de resíduos resultantes da atividade exploradora da pedra, nomeadamente de cantaria, resultando em produtos inovadores e amigos do ambiente.